Bem Estar & Saúde

  • Blog
  • Ansiedade: como ajudar uma pessoa ansiosa
Ansiedade: como ajudar uma pessoa ansiosa

Ansiedade: como ajudar uma pessoa ansiosa

Se alguém da sua família ou um de seus amigos está apresentando um quadro de ansiedade, ou foi diagnosticado com o Transtorno de Ansiedade, você pode sim ajudar de forma simples!

 

Sintomas da Ansiedade


Importante saber que a ansiedade afeta as pessoas de maneiras diferentes, há uma ampla gama de sintomas de ansiedade e as pessoas podem apresentar diferentes comportamentos:

- Defensividade
- Irritabilidade
- Inquietação, entre outros.

Portanto buscar informação sobre categorias de ansiedade e seus diferentes sintomas é essencial para ajudá-lo(a).


Coloque-se à disposição para ajudar



Você pode explicar que percebeu que ela aparenta estar mais ansiosa ultimamente e deseja dar auxílio e suporte. Isso normalmente será um alívio bem-vindo para a pessoa, pois ela percebe que não precisa carregar o fardo da ansiedade sozinha.

Mantenha também as linhas de comunicação abertas, se puder, consulte a pessoa regularmente, isso ajudará a controlar a ansiedade.

 

Mantenha a linha de comunicação aberta

Se puder, consulte a pessoa regularmente, isso ajudará a controlar a ansiedade. Passe um tempo individual com ela, assim ela terá a oportunidade de falar sobre qualquer coisa. Você também pode manter contato por mensagem, vídeo ou telefone. 

 

Não pressione

Não force a pessoa a falar quando não quiser ou a ir a lugares com os quais ela esteja extremamente ansiosa, isso é algo que ela deve trabalhar gradualmente com apoio terapêutico profissional. Se você tentar empurrá-la pode prejudicar a confiança em seu relacionamento e causar uma quantidade significativa de estresse.  

 

Busque ajuda profissional

Se a pessoa com ansiedade não está sendo acompanhado por um terapeuta ou psiquiatra, você pode sugerir que ela busque quanto antes.  Deixe-a saber que você estará lá para ajudá-la durante a primeira consulta e continuará a apoiá-la até se sentir melhor.

 

Em todo caso, pratique a empatia!

Desfrute o seu tempo e priorize a sua saúde. Receba seus manipulados na sua casa!

Envie sua receita