Endometriose: sintomas, diagnóstico e tratamento
A endometriose é uma doença inflamatória provocada pela presença do endométrio (tecido que reveste o útero) fora da cavidade uterina, podendo atingir trompas, ovários, intestinos e bexiga. Pode acometer mulheres a partir da primeira menstruação em idade fértil, e se estender até a última menstruação. Além disso, pode causar dores severas e infertilidade.
Quais são os sintomas?
-
Cólicas intensas;
-
Dores para urinar ou para evacuar durante o período menstrual;
-
Dores durante a relação sexual;
-
Infertilidade;
-
Diarreia.
Como é feito o diagnóstico?
Se você apresentar os sintomas acima, o primeiro passo é procurar seu ginecologista que fará os primeiros exames (clínicos) e sequencialmente pedirá outros que comprovem a existência de endometriose.
Ela pode ser diagnosticada através de exames de imagem (ultrassom, ressonância magnética) e sangue através de um marcador que chamamos de CA-125.
Existe tratamento?
Essa é uma boa notícia! Existem tratamentos, porém dependerá do avanço e severidade da doença, idade da mulher e se há o desejo de engravidar.
Existem medicamentos para alivio das dores, para suspender a menstruação e até mesmo cirurgia (videolaparoscopia) para retiradas dos focos de endometriose. Além disso, existe técnica para reprodução, em casos que a mulher apresenta infertilidade. Porém, cada situação é analisada de forma individual pelo médico especialista.
O que é importante ter em mente caso você seja diagnosticada com a endometriose:
- Faça os tratamentos indicados por seu médico de forma correta;
- Pratique atividade física, isso traz bem-estar e diminuiu o nível de estresse;
- Converse com outras mulheres que compartilham do mesmo problema, você verá que existe uma comunidade que se apoia.
Se ame! Você é uma mulher incrível.